Doação do Clube da Bolinha beneficia duas entidades

Doação Bolinha - Pretinhosidade - Doação Jun2021Bolinha - Pretinhosidade - Doação Jun2021

A doação de cestas básicas feita pelo Clube da Bolinha do Paraná neste mês de junho, dentro da determinação da confraria de manter firme sua ação social, desta vez beneficiou duas entidades.

A indicação das entidades, neste mês, ficou por conta do Bolinha Cauê de Paula Damião. Além das cestas doadas pelo Clube da Bolinha, também foram entregues cestas arrecadadas em uma campanha promovida pela empresa de Cauê, a Next.

Bloco Afro Pretinhosidade

Diorlei Aparecido do Espírito Santo, coordenador do Bloco Afro Pretinhosidade

A primeira a receber as cestas básicas foi o Bloco Afro Pretinhosidade. Criado oficialmente em 2018, na Vila Torres, em Curitiba, o Bloco foi criado com o intuito de inserir as reflexões sobre as questões raciais e valorizar a cultura da periferia. Com o apoio da ONG Passos da Criança, que atende a crianças e jovens da Vila Torres, organizou seus primeiros ensaios (até o gramado na frente do Teatro Paiol, em Curitiba, já foi utilizado como espaço para os ensaios) e vem arrastando multidões em suas saídas durante o carnaval curitibano, composto, hoje por cerca de 100 integrantes, dialogando percussão, canto e dança, ao som de muito afroreggae.

Segundo Diorlei Aparecido do Espírito Santo, coordenador do grupo, o Bloco Afro Pretinhosidade “é de todo irmão e irmã que quer se aproximar da cultura afro-brasileira através dos tambores pulsantes do samba-reggae e que quer vir pra somar”.

Bolinha - Pretinhosidade - Doação Jun2021

Com a pandemia, os coordenadores do Bloco resolveram somar forças e ajudar os integrantes do Bloco e também da comunidade que estavam passando por dificuldades. Lançaram, então, logo após o início da pandemia, uma campanha de arrecadação de alimentos. Com o apoio de várias ONG’s – como a Rede de Mulheres Negras e a ONG Passos da Criança – e da própria comunidade, a ação mantém, hoje, cerca de 70 famílias cadastradas, dentre integrantes do Bloco, famílias da própria Vila Torres e, também, algumas famílias da região de Piraquara, cidade da Região Metropolitana de Curitiba. “É um ajudando o outro, sempre! Esta é a grande missão do Bloco Afro Pretinhosidade”, explica Diorlei.

Gastromotiva

Bolinha - Gastromotiva - Doação Jun2021

A segunda entidade a receber as cestas básicas foi a Gastromotiva. Fundada em 2006, pelo chef e empreendedor social curitibano David Hertz, a Gastromotiva tem como sua base a gastronomia social. Atuando em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Salvador, além de México e El Salvador – onde mantém uma parceria com a ONU – a organização que oferece formações profissionais para que seus alunos se tornem empreendedores, auxiliares e chefs de cozinha, replicadores da sua metodologia. O objetivo principal é de despertar em muitos deles a vontade de se tornarem mobilizadores comunitários, que gerem oportunidades locais e ações de combate à fome em seus territórios. São múltiplos impactos, utilizando a gastronomia como ferramenta de transformação social e combate ao desperdício. Somando 15 anos de experiência e vivência da Gastronomia Social no Brasil e mundo, a ONG contribui para a transformação de vidas nos locais em que atua e cada vez mais amplia sua visão e ação global de cooperação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Somente nos últimos sete meses, os alunos dos cursos da Gastromotiva produziram cerca de 230 mil marmitas, que foram doadas, com o apoio de grupos de voluntários, para pessoas em situações de rua. Atualmente, a ONG distribui cerca de cinco mil refeições por semana.

A Gastromotiva também promove arrecadação de alimentos para doação de cestas básicas para cerca de 3 mil famílias cadastradas na entidade. As cestas doadas pelo Clube da Bolinha e pela Next serão encaminhadas para uma comunidade em Ferraria, na cidade de Campo Largo/PR.

Corrente do Bem

Bolinha - Pretinhosidade - Doação Jun2021

As próprias cestas doadas neste mês, por sí só, já fazem parte de uma ação social. As cestas foram compostas por produtos produzidos por programas de agricultura familiar e cooperativas de reforma agrária de várias regiões do Paraná e Santa Catarina.

Serviço

Quem quiser saber mais detalhes sobre as entidades assistidas pelo Clube da Bolinha do Paraná e pela Next, abaixo deixamos os contatos.

Bloco Afro Petinhosidade:

Facebook: https://www.facebook.com/blocoafropretinhosidade/