Clube da Bolinha do Paraná faz nova doação em Maio

Bolinha Doação Maio

Seguindo sua política social, o Clube da Bolinha do Paraná fez uma nova doação de alimentos neste mês de maio. A entidade escolhida neste mês foi o Projeto Troca Solidária Curitiba, por indicação do Bolinha Elexandro Carvalho de Brito.

Com mais de 12 anos de atuação, o Projeto nasceu quando sua fundadora e idealizadora, Cristina Prestes, trabalhava em um Posto de Saúde. Devido seu relacionamento com a comunidade, pessoas que queriam ajudar com doações a procuravam para que ela, com o conhecimento que tinha sobre as pessoas e famílias, direcionasse as doações.

Como chegavam muitas doações de artigos de vestuário de excelente qualidade e de marcas famosas, Cristina decidiu que seria mais interessante se ela trocasse essas doações por produtos de alimentação e higiene, mais úteis para a comunidade. “Uma amiga, ao ver uma das peças doadas, se interessou e me perguntou se eu não trocaria aquela roupa por alimento. Vi ali uma oportunidade, afinal, produtos de higiene e de alimentação seriam mais bem utilizados por uma família carente do que um sapato salto quinze”, lembra Cristina.

Nascia, ali, um modelo que passou a adotar, em que pessoas que quisessem adquirir alguma peça de vestuário poderiam trocar por alimentos ou artigos de higiene pessoal. Ela passou, então, a “precificar” as doações de roupas em quantidades equivalentes desses produtos. “Uma blusa, por exemplo, passou a valer 5 kg de arroz”, explica.

A ideia deu certo e o Projeto criou corpo. Hoje, o Projeto Troca Solidária Curitiba aceita doações das mais variadas, como roupas, utensílios, pequenos móveis, enfim, tudo o que possa ser trocado por alimentos e produtos de higiene para serem doados às famílias carentes cadastradas. “Só não aceitamos doações em espécie ou de móveis grandes, como sofás, por exemplo, pois não temos espaço suficiente para guarda-los”, esclarece Cristina, ressaltando que, claro, doações de alimentos e produtos de higiene também são muito bem-vindos. “Nós queremos o que os outros não querem mais”, resume.

As famílias assistidas são diretamente acompanhadas pela equipe de voluntários do Projeto, que conta, hoje, com cerca de 35 pessoas. Cada voluntário fica responsável por um determinado número de famílias, de acordo com a disponibilidade do voluntário.

Desta forma, é possível fazer uma triagem do que determinada família realmente necessita, se estão utilizando as doações de forma correta, além de acompanhar o período em que as doações são necessárias. “Há muitos casos em que famílias passam necessidade por um determinado período, devido a desemprego, por exemplo. Depois que conseguem recolocação e podem se sustentar sozinhas, conseguimos direcionar as doações para uma outra família caente”, informa Cristina Prestes. “O objetivo é dar o apoio necessário apenas enquanto há realmente necessidade. Assim conseguimos ajudar muito mais famílias”, ressalta.

Hoje, o Projeto Troca Solidária Curitiba assiste cerca de 100 famílias, em Curitiba e Região Metropolitana, além de Itapoá/SC e Ponta Grossa/PR.

Quem quiser colaborar com doações ou participar como voluntário, o Projeto Troca Solidária Curitiba fica na Rua Ludovico Geronasso, 941, no bairro Boa Vista, em Curitiba/PR. Para saber mais sobre o Projeto e como pode ajudar, basta entrar em contato com a Cristina pelo telefone (41) 99136-0260 ou acesse o site do Projeto (www.trocasolidariacuritiba.com.br) ou a página da entidade no Facebook (Troca Solidária Curitiba).