Clube da Bolinha do Paraná realiza doação de Julho

Clube da Bolinha - Incanto

O Clube da Bolinha do Paraná promoveu, dentro de seu propósito e projeto social, mais uma doação para uma entidade de ação social. A escolhida para receber a doação deste mês de julho, por indicação do Magnífico Reitor Aristides Damião Jr., foi a Incanto – Instituto de Cultura, Arte e Novas Tecnologias, entidade com 04 anos de atuação e que é coordenada pela sua idealizadora e fundadora Camila Casagrande.

Incanto

Impossível falar do Incanto sem contar um pouco da história da Camila.

Incentivada pelos pais a correr, desde pequena, atrás de seus sonhos e objetivos, Camila começou a empreender muito cedo – cedo, mesmo! Com apenas 12 anos, já fazia pulseirinhas e vendia na escola para levantar recursos para bancar sua primeira experiência artística, a ginástica.

Aos 15 anos, após uma apresentação sua de dança, Camila procurou a diretoria da escola e se ofereceu para montar um grupo de dança. O grupo foi criado e Camila o coordenava, participando, inclusive, de concursos de danças e fazendo apresentações por várias regiões.

Após 10 anos à frente do grupo, em 2017 ela decidiu ampliar o projeto, convidando seus alunos mais experientes para se tornarem professores. Neste momento, a ONG Incanto surgiu de fato. Os alunos passaram a ser professores em outras ONG’s e Casas-Lares que se associaram ao Instituto que foi, então, oficializado como pessoa jurídica.

Em 2020, uma das entidades associadas atendidas pelo Incanto, o Centro de Integração Digital – CID – passou por sérias dificuldades por conta da pandemia. Seu presidente, Reginaldo, diante da eminente realidade de ter de fechar as portas por falta de recursos, convidou o Incanto para assumir o espaço físico do CID e criar o Centro Cultural da ONG.

Ter uma estrutura física para o Centro Cultural do Incanto já era um sonho antigo de Camila e esta foi a oportunidade de tirá-lo do papel.

Mesmo com as dificuldades geradas pela pandemia, o Instituto realizou várias ações de apoio à população das 27 favelas que a ONG atende atualmente, principalmente com a distribuição de cartões alimentação da Gerando Falcões, uma rede de ONG’s sediada em São Paulo que atua como um ecossistema que engloba ONG’s que atendem cerca de 300 favelas por todo o Brasil, atuando em estratégia de rede, formando líderes sociais e acelerando projetos sociais como o Incanto.

Somente em 2020, o Instituto distribuiu, também, 450 cestas básicas, além de kits de higiene às comunidades carentes, porém, devido à pandemia, o atendimento às crianças, com aulas presenciais, teve de ser interrompido.

Em 2021, o Instituto, também com o apoio da Gerando Falcões e de empresários de Curitiba e Região, conseguiu realizar uma reforma no espaço cedido pelo CID, permitindo que o Incanto voltasse, em maio último, a atender às crianças das comunidades, através de aulas online. “No momento, estamos com 94 crianças matriculadas participando das aulas online, produzidas por professores que vêm aqui no espaço gravar as aulas”, informa Camila Casagrande. As aulas abrangem atividades de dança, teatro, música, circo, cultura, tecnologia, futebol, luta e inglês. Ao todo, as crianças recebem de sete a oito vídeos por semana, além de um caderno de atividades pedagógicas, onde as crianças fazem as devolutivas para a avaliação dos professores. “Estamos na expectativa de retornarmos às atividades presenciais em setembro, de acordo com o calendário da Fundação de Ação Social (FAS)”, comemora Camila. Segundo ela, a ideia é organizar uma apresentação de final de ano com as crianças, mesmo que sem plateia. “Queremos que as crianças tenham a experiência e a sensação de pisar em um palco e se sentirem como artistas, tendo a sensação de pertencimento, tão importante”, explica, trabalhando com a ideia de que a transmissão do evento seja online.

É importante frisar que o Incanto, em conjunto com as 17 ONG’s parceiras associadas, atendiam 510 crianças antes da pandemia, com seus projetos de formação cultural. “nossa expectativa é de, até o final do ano que vem (2022), termos cerca de 2 mil crianças assistidas pelo Instituto”, revela Camila.

Transformar as vidas das crianças e jovens através da arte, da cultura, da tecnologia, do esporte e da qualificação profissional, para que eles possam se desenvolver, tanto como profissionais quanto como indivíduos, além de formar novos multiplicadores e líderes sociais, ampliando a rede e, com isso, poder atingir cada vez mais comunidades com projetos sociais que façam a diferença. Este é o objetivo do Instituto de Cultura, Arte e Novas Tecnologias.

O Clube da Bolinha do Paraná está ajudando a realizar este projeto. Quer ajudar também? Então entre em contato com a Camila e com o Instituto e participe.

O Incanto, inclusive, tem um Clube de Benefícios e Vantagens para seus colaboradores e patrocinadores.

Confira os canais de contato do Incanto:

Incanto – Instituto de Cultura, Arte e Novas Tecnologias

Endereço: R. Adalberto Gil da Silva, 205 – Santa Quitéria, Curitiba/PR