Clube da Bolinha do Paraná agora tem CNPJ

Vladimir Sípoli

Depois de mais de um ano de tramitação, o Clube da Bolinha do Paraná passa a existir oficialmente como associação sem fins lucrativos, com a emissão de seu CNPJ.

A ideia de ter um CNPJ é antiga no Clube, mas só começou a tomar forma durante a gestão da Reitoria 2019/2020, encabeçada por Humberto Carrilho.

Quando assumiu a Secretaria do Clube, durante a gestão de Edison Bertolazzo, em 2018/2019, a Reitoria percebeu a dificuldade gerada pelo fato de não ser uma entidade oficialmente constituída, principalmente na questão financeira.

Todo o dinheiro do Clube passava pela conta do Tesoureiro, o que gerava um problema grande na hora de justificar essa movimentação financeira no momento de se fazer o imposto de renda. “Foi aí que pensamos que poderíamos ter um CNPJ para não ficar transitando todo este valor na pessoa física”, lembra Humberto Carrilho.

A questão, porém, já havia sido levantada diversas vezes durante várias gestões anteriores, mas a questão, pelos mais diversos motivos, acabava não indo para frente.

Quando assumiu a Reitoria, em 2019, Humberto decidiu fazer da questão a bandeira da sua gestão.

Foi feita uma consulta aos membros do Clube durante um dos jantares e todos foram a favor. Com a aprovação, a Reitoria – composta por Humberto Carrilho, Wagner Tybur, Elexandro Brito e Ulisses Caldeira – começou a agir. “Fomos atrás de um contador para ver como funcionaria, pelo fato de sermos uma associação. Entendido como funcionaria, o próximo passo foi pesquisarmos os outros clubes que já haviam criado o CNPJ, Como o Clube da Bolinha de São Paulo”, explica Humberto.

O primeiro passo da formalização foi transformar uma das reuniões do clube em uma Assembleia Ordinária, para fazer uma ata de fundação oficial da entidade. Isso aconteceu na reunião de setembro de 2019.

Em seguida, a Reitoria deu entrada na documentação junto aos órgãos competentes. Foi então que começou a saga.

Além das mais diversas exigências, vários documentos se perderam durante o processo e tiveram de ser refeitos. Para “ajudar” ainda veio a pandemia, o que fez com que o processo ficasse ainda mais moroso. Resultado: o documento só saiu oficialmente agora em novembro de 2020, ou seja, um ano e dois meses depois de ter sido dado entrada no processo. “Apesar de todas as dificuldades, o que importa é que agora o clube está oficialmente fundado, com CNPJ, e que a partir de agora está resolvido a situação de ter que ficar transitando dinheiro pela conta física do tesoureiro”, comemora Humberto Carrilho, ressaltando que, como entidade oficialmente constituída, o Clube da Bolinha do Paraná poderá participar mais ativamente de ações promovidas pelo mercado de seguros.

Secretário

Vladimir Martins Sípoli | Secretário do Clube da Bolinha do Paraná | Gestão 2020/2021