Clube da Bolinha – 59 anos

Clube da Bolinha - 59 Anos

Clube

Por Ramiro Fernandes Dias*

Bem sabemos que o Clube da Bolinha do Paraná foi criado por proeminentes personagens do mercado segurador paranaense com o objetivo de, num ambiente mais descontraído, realizarem acertos e ajustes comerciais de maneira “menos predatória”, tal qual se procedia nos Clubes coirmãos.

Dos fundadores do Clube, temos João Gilberto Possiede, que no alto dos seus 90 anos ainda se emociona quando fala dos momentos vividos, lembrando daqueles que se foram.

Desde a sua criação em 22/02/1962, nem tudo eram flores pois sempre houve debates, rusgas, desacertos e acomodações, que afastaram do Clube pessoas importantes do mercado.

O Decálogo do Clube da Bolinha do Paraná passou por alterações ao longo do tempo, o que é próprio da evolução da sociedade e hoje tem em suas fileiras pessoas igualmente de alta estirpe do mercado de seguros, porém seu ambiente não é mais aquele que durante anos parecia uma “comissão de negociação” do mercado. Atualmente observamos que o Clube é mais de congraçamento entre os membros, o que de certa forma facilita na troca de informações comerciais entre os pares.

Entendo que, muito embora com a criação da personalidade jurídica do Clube, devemos insistir de forma incondicional na manutenção dos ditames do Decálogo, para que tenhamos orgulho de mencionar em reuniões e em todos os lugares e situações: “eu sou Bolinha”. Parabéns ao Clube da Bolinha do Paraná pelos seus 59 anos, parabéns àqueles que com visão o criaram e a todos os que com sua presença o mantém!

Ramiro Fernandes Dias

*Ramiro Fernandes Dias é Diretor Executivo do Sindseg PR/MS e Diretor da ANSP no Paraná. É membro do Clube da Bolinha do Paraná desde Fevereiro/1993