Nossa História

Fatos inéditos são presença obrigatória em todo relato de uma trajetória. A primeira vez que algo importante ou significativo acontece fica marcado para sempre na história. No registro da história do Clube da Bolinha não iria ser diferente. E foram vários os momentos marcantes a trajetória da Confraria.

A partir de agora, conheça os principais fatos da história do Clube da Bolinha do Paraná, de acordo com os registros e documentos do próprio Clube, escritos pelas pessoas que fizeram - e fazem -, mês a mês, reunião a reunião, a história do mais antigo Clube do mercado de seguros do Paraná.

  • 30 de agosto
    de 1948

    Primeiro Clube da Bolinha

    Dimas de Camargo Maia funda o primeiro Clube da Bolinha do país, em São Paulo/SP, em 30 de agosto de 1948.

    Dimas de Camargo Maia

    Dimas de Camargo Maia

  • 28 de Fevereiro de 1962

    Fundação do Clube da Bolinha do Paraná

    Em 22 de fevereiro de 1962, no Restaurante do Clube do Comércio, em Curitiba/PR, é fundado o Clube da Bolinha do Paraná.

    Em Curitiba, Dênio Leite Novaes, Altamirano Pereira, Arino Buchmann, Amaury Nogueira Freire Gameiro, Bráulio Rodrigues da Cruz, Dirceu Werneck de Capistrano, Eduardo Gabira Perez, Edmundo Lemanski, Gavino Mugiatti, Hamilcar Pizzatto, João Gilberto Possiede, Joel de Souza Pinto, Manoel da Silva Machado, Marcy Mathias de Faria, Oswaldo Voight, Rômulo R. Monteiro e Victor Ângelo Barbosa foram os fundadores do Clube da Bolinha do Paraná.

  • 14 de junho de 1962

    Livro Ata

    O primeiro Livro Ata do Clube da Bolinha do Paraná surge apenas na reunião do dia 14 de junho de 1962. Portanto, não há registro oficial do que aconteceu nas reuniões dos meses de março, abril e maio de 1962.

    Apesar de não trazer muita informação, seu único destaque era histórico: os nomes dos primeiros membros do Clube da Bolinha do Paraná a serem admitidos na Confraria por votação: Léo Marcondes Zanardini e Attílio Barbosa Ribas.

  • Março de 1963

    Primeiro Anfitrião

    A reunião de março de 1963 também foi a primeira em que ficou registrado a escolha de um anfitrião para a próxima reunião do Clube.

    Manoel da Silva Machado

    O Bolinha Manoel da Silva Machado foi escolhido para ser o anfitrião do jantar de abril de 1963 do Clube da Bolinha do Paraná.

  • Julho de 1963

    Primeiros Convidados

    No jantar de julho de 1963, Daltro de Almeida Maia - convidado de Wander José Chavantes - e Antonio Mendonça - convidado de Eduardo Gabira Perez, foram os primeiros convidados a ter a presença oficialmente registrada em Ata do Clube da Bolinha do Paraná.

    Daltro Maia, aliás, seria, posteriormente, indicado, votado e aceito como membro do Clube.

  • Novembro de 1964

    Primeiro Decálogo

    Em 1964, foi criada a primeira Comissão com o objetivo de elaborar um novo Decálogo do Clube da Bolinha do Paraná. Para a missão, foram escolhidos os Bolinhas Dênio Leite Novaes, Hamilcar Pizzatto e Wander José Chavantes.

    A votação do novo Decálogo ocorreu na reunião de novembro de 1964, sendo aprovado por unanimidade, entrando em vigor já no mês seguinte.

  • Março de 1965

    Visita Ilustre

    Em Março/65, na reunião de posse de Dênio Leite Novaes como Magnífico Reitor do Clube da Bolinha do Paraná (Dênio havia sido eleito na reunião de fevereiro/65 para seu primeiro mandato como Magnífico Reitor), pela primeira vez um evento da Confraria conta com a presença de Dimas de Camargo Maia, idealizador do Clube da Bolinha.

    Dênio Leite Novaes

  • 09 de abril de 1965

    Aumento da mensalidade

    Fato interessante aconteceu na reunião de 09 de abril de 1965.

    Depois de três anos, pela primeira vez era proposto o aumento da mensalidade paga pelos membros do Clube.

    A proposta, que foi feita pelo recém-empossado Magnífico Reitor, Dênio Leite Novaes, e que elevava o valor para Cr$ 5.000,00 (cinco mil cruzeiros), foi aprovada por unanimidade.

  • 21 de setembro de 1966

    Homenagem às esposas

    Em 21 de setembro de 1966, no Restaurante Túlio, o anfitrião João Gilberto Possiede foi o encarregado de organizar a primeira reunião festiva do Clube da Bolinha do Paraná em homenagem às mulheres dos Bolinhas.

    Jantar com as esposas

  • Maio de 1967

    Sem reunião

    O ano de 1967 entrou para a história do Clube como o ano em que, pela primeira vez, não ocorreu uma reunião.

    O jantar de maio daquele ano simplesmente não aconteceu e nenhuma justificativa para o fato ficou registrada em Ata.

  • Setembro de 1967

    Excursão dos Bolinhas

    Em setembro de 1967, tendo João Gilberto Possiede novamente como anfitrião, acontece a segunda excursão do Clube, desta vez para Paranaguá, cidade do Litoral paranaense.

    João Possiede reservou o Restaurante do tradicional Clube Olímpico para um almoço. Para marcar ainda mais o evento, Possiede fretou uma Litorina (trem de passageiros turístico que faz o trajeto Curitiba-Paranaguá-Curitiba) exclusivamente para os membros do Clube, e que ficou à disposição dos Bolinhas, só retornando a Curitiba no final da tarde.

    A festa foi tão animada que até esqueceram de registrar a reunião no Livro Ata.

    A primeira excursão dos Bolinhas aconteceu em setembro/64, quando os Bolinhas se reuniram em Joinville/SC, e teve Arino Buchmann como anfitrião.

    Trem Curitiba-Paranaguá-Curitiba

  • 12 de dezembro de 1969

    Função social

    A reunião de 12 de dezembro de 1969, realizada no Restaurante do Clube do Comércio, foi proposta e aprovada, por unanimidade, a determinação de que o Clube da Bolinha do Paraná passaria a cumprir um papel social, beneficiando mensalmente uma entidade de caridade.

    A indicação do nome da entidade caberia a um dos sócios, obedecendo ordem alfabética.

  • 12 de dezembro de 1969

    Reuniões passam para a 2ª segunda-feira do mês

    Na mesma reunião, foi discutida a baixa frequência dos Bolinhas nas reuniões mensais do Clube. Depois de vários posicionamentos, foi identificado o problema: as reuniões, na época, aconteciam às sextas-feiras, o que criava dificuldades para a participação de vários dos Bolinhas.

    Adolpho de Oliveira Franco Filho propôs, então, que os jantares da Confraria fossem realizados na 2ª segunda-feira de cada mês, o que foi prontamente aprovado, passando a valer já para a reunião seguinte, de janeiro/70.

    Adolpho de Oliveira Franco Filho

    Adolpho de Oliveira Franco Filho

  • Março de 1972

    Jantar animado

    O jantar de posse realizado em março/72 é considerado um dos mais animados promovidos pelo Clube.

    Tão animado que Bolinhas assinaram na “Lista de Convidados”, convidados assinaram na “Lista das Senhoras” (pois é, na época as esposas assinavam em uma lista especial, em separado) e algumas esposas dos Bolinhas chegaram a assinar a presença na “Lista dos Bolinhas”.

    Segundo consta, a festa só terminou com o raiar do sol.

  • 29 de maio de 1975

    Mais convidados que Bolinhas

    Em 29 de maio de 1975, no Restaurante Madalosso, tendo como anfitriões a Reitoria e Lídio Lorusso, pela primeira vez o Clube da Bolinha do Paraná utiliza uma reunião da Confraria para comemorar oficialmente o Dia Continental do Seguro.

    A reunião contou com a presença de 15 Bolinhas, mas o fato curioso ficou por conta da quantidade de convidados, que chegou a quase o dobro disso: foram, ao todo, 29 convidados.

  • 29 de maio de 1975

    Reeleição do Magnífico Reitor

    Na reunião de 16 de fevereiro de 1981, Altamirano Pereira propôs o nome de Dênio Novaes para M. Reitor da gestão 1981/1982.

    Eleito por unanimidade, Dênio se tornaria o primeiro membro do Clube da Bolinha do Paraná a ser reeleito para o cargo.

    Uma nova reeleição para o cargo aconteceria somente em 2011, quando João Gilberto Possiede, que já ocupara o cargo em 1975 foi reeleito como Magnífico Reitor para o ano do Cinquentenário do Clube (gestão 2011/2012).

    Wilson Pereira (Gestões 2015/1016 e 2016/2017) e Aristides Damião Jr. (Gestões 2020/2021 e 2021/2022) também foram reeleitos para o cargo.