O Clube da Bolinha do Paraná

O Clube da Bolinha é uma entidade “sui generis”.

Clube da Bolinha

Na verdade não é um só, são vários e foram criados no decorrer do tempo, à medida que o mercado segurador local despertava para a necessidade de ter um foro de interesses e troca de informações relativas à nossa atividade, como também para encontros sociais de congraçamento. Atualmente todos os Clubes da Bolinha do País congregam Seguradores, Corretores de Seguros e Profissionais do setor.

Assim, materializando a ideia de Dimas de Camargo Maia – idealizador do Clube da Bolinha –, nasceu em São Paulo o primeiro Clube, com o lema “Unindo o Seguro no Brasil”. Na sequência, vieram depois os Clubes da Bolinha do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, Pará e, mais recentemente, Alagoas e Rondônia, todos eles com a mesma filosofia.

O Clube da Bolinha do Paraná foi fundado no dia 22 de fevereiro de 1962.

Mais antiga Confraria do mercado de seguros, o Clube da Bolinha poderia ser definido como sendo um “grupo de ajuda mútua”. Mas é muito mais do que isso. A alma do grupo está no caráter de seus participantes. Todos os membros do clube têm que ter um histórico baseado no companheirismo, na ética e na solidariedade, que formam o tripé filosófico do clube.

Outra característica do Clube da Bolinha é o fato de não ter sede nem estatuto, apenas um decálogo. “O Clube da Bolinha é um conjunto de ideias”, resumia Dênio Leite Novaes, um dos fundadores do Clube.

No seu início, o Clube da Bolinha só admitia donos ou diretores de seguradoras como membros. Atualmente todos os profissionais do mercado de seguros podem participar da confraria, como corretores, securitários e prestadores de servições do setor.

Anualmente, um dos membros do Clube é eleito para o cargo de Magnífico Reitor e escolhe os demais membros da Reitoria.

Para participar do Clube da Bolinha do Paraná é necessário ser indicado por um dos membros. A aprovação do novo membro se dá através de uma votação, onde cada membro vota com ima bolinha branca para aprovar ou uma bolinha preta para rejeitar (daí o nome do Clube!). Para ser aprovado, o candidato a membro do Clube da Bolinha do Paraná precisa obter, no mínimo, 80% de bolinhas brancas.

Com a escolha de novos componentes dificultada e rigorosa, o Clube da Bolinha sempre reuniu o que há de melhor no mercado de seguros.

Em um mercado extremamente competitivo como o de seguros, o Clube da Bolinha surge como um oásis, suavizando a competitividade do dia a dia, lembrando a todos que por trás dos profissionais, existem pessoas, e que é possível, sim, semear, colher e conservar amizades. Como dizia Dênio Novaes, “hoje somos todos amigos, conservamos as amizades, divergimos em alguns princípios, mas somos todos iguais, temos unidade de pensamento”.